quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Astrônomos descobrem planeta de diamante


National Geographic Brasil
Espaço - 01/09/2011
Astrônomos descobrem planeta de diamante
Constelação de Serpente, onde está localizado o planeta recém-descoberto – Foto: Nasa/Divulgação

Guilherme Lorenzetti

Uma equipe internacional de astrônomos anunciou a descoberta de um planeta provavelmente composto por diamantes. A descoberta foi anunciada na última sexta-feira (26) pela Organização para a Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade da Austrália (CSIRO). 

O planeta foi descoberto após a observação de um pulsar (uma estrela de nêutrons com forte campo gravitacional, tamanho pequeno e alta densidade). Os pesquisadores notaram que os sinais do pulsar eram alterados por uma força gravitacional de um possível planeta. Estas estrelas giram sobre o seu próprio eixo centenas de vezes por segundo emitindo ondas radioatividade, que podem ser identificadas por telescópios. Este pulsar, em específico (batizado de J1719-1438), vinha sedo monitorado por telescópios da Austrália, Grã-Bretanha e Havaí, o que possibilitou a descoberta do "precioso" planeta.  


O novo planeta possui quase a mesma massa de Júpiter, mas com densidade 20 vezes maior. O corpo celeste é formado principalmente por carbono que, por ser mais denso, deve estar no estado cristalino - ou seja, é de diamante. A descoberta foi descrita como um "diamante que orbita uma estrela" pelo professor Matthew Bailes da Universidade Swimburne de Melbourne, na Austrália, líder do grupo que conduziu os estudos.

O novo planeta está a 4000 anos luz da Terra, mais precisamente localizado na Constelação Serpente. Ele demora cerca de duas horas e dez minutos para orbitar o pulsar. Para saber mais detalhes, veja o artigo publicado na revista científica Science .

Fonte :

National Geographic Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário